Powered By Blogger

segunda-feira, 4 de julho de 2011

MINHA EST(R)ADA NA EUROPA



Vou lhes contar um pouco da minha estória. Sou filha e neta de imigrantes alemães e, por conta disso, tenho a cidadania européia. Morei dez anos na Europa. Primeiro na Suíça e depois na Alemanha. Amo o velho mundo e, às vezes, me pergunto se fiz bem em voltar ao Brasil. Mas na vida são as escolhas que regem nosso destino, ou melhor, somos donos dele. Não me arrependo de ter voltado, porque também amo tudo isso aqui! Meu filho, hoje com 16 anos, nasceu lá. Ele se orgulha de ser brasileiro e alemão. Adoramos viajar! Eu adoro viajar e ainda pretendo conhecer muitos lugares. Mas chega de neve! O que vivenciei na Áustria, há 16 anos, deve me bastar para o resto da vida! Durante uma nevasca, tivemos que desenterrar o carro, que estava totalmente coberto de neve, e andar por uma estrada que não enxergávamos. Varetas, de um metro e meio de altura, sinalizavam, discretamente, a beira do caminho. As rodas, envolvidas por correntes para não deslizarem, nos levavam à 20km/h. Todo cuidado era pouco, já que acidentes ocorriam freqüentemente em função do tempo. Mas também peguei ótimas temporadas de sol, a 40 graus. Na Espanha, por exemplo, Costa Del Sol (Andaluzia), ficamos por duas semanas e pegamos uma época quente e seca. Pudemos conhecer Granada, entre outros locais pitorescos. Minha grande aventura, entretanto, foi a estada na Suíça, quando, recém-chegada do Brasil, com pouca idade (23 anos), me senti um peixe fora d´água. Não sabia onde ficaria e onde buscaria trabalho. Com mais sorte do que juízo, consegui me fixar em Adelboden, uma pacata cidadezinha turística em meio aos Alpes Suíços. Por lá fiquei durante quatro meses. Trabalhei em um hotel, viajei e esquiei bastante. Conheci os quatro cantões suíços e depois me mudei para a Alemanha. Na Alemanha comecei uma nova fase da minha vida. Tive meu curso superior reconhecido e passei a trabalhar em uma importante multinacional. Fixei-me, casei, tive meu filho. Conheci boa parte da Europa. Mas, como disse no início da estória, a vida é regida por escolhas. Eu escolhi voltar porque meu coração é brasileiro e minha saudade eterna. Só não pensem que desisti do velho mundo! Não, não! Tenho razões suficientes para voltar e visitá-lo sempre de novo!!!            (Chris Gehring)  

7 comentários:

  1. ...também sou fã do velho mundo Chris, tens parceria para voltar e matar tua saudade de lá...Bjs

    ResponderExcluir
  2. É como eu sempre digo: toda vida daria um bela livro!

    Boa semana!

    ResponderExcluir
  3. É Fê! Tens toda razão, pois não contei um décimo do que vivenciei por lá...rs! Quem sabe, não escrevo mesmo, um dia, minhas memórias! Bjo

    ResponderExcluir
  4. Nossa Chris! Relembrei com saudades e carinho nosso inicio na Europa, nem sempre foi fácil (12 horas em pé servivndo vinhos caros p/ inglese e suiços chatos) mas foi muito bom! Eu faria tudo muitas e muitas vezes de novo. Fico feliz por estarmos juntas nessa jornada na Europa, acertando, errando ,arriscando sempre ,mas vivendo. È bom saber que está tudo em aberto para escrevermos nossa história. "Tem um ponto da estrada chamado estaca zero onde a gente pode escolher o rumo que quer tomar..." Ednardo
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Tiiiiina, que felicidade te ver no meu blog! Sim, querida, passamos por muitas aventuras juntas e aguentamos muitas coisas, tipo o Herr Kraushaar! Lembra? Socorro...rs! Mas foi tudo maravilhoso. Tb faria de novo, com certeza! Obrigada pela tua amizade e companheirismo naquela época e pela tua amizade até hoje. Manda um beijo grande pro Rinaldo e pros guris. Segue me acompanhando por aqui. Vou ter outras novidades! Bjo

    ResponderExcluir
  6. Temos um mundo sob nossos olhos...
    precisamos nos atentar a tudo e não deixar
    o nosso ímpeto adormecer! A caminhos maravilhosos que ainda temos a percorrer nesse mundão de meu Deus!!! Nubia Cardoso

    ResponderExcluir